O que é Filosofia?

22/03/2013 18:02

 

 

A filosofia ( Amor pela natureza) tem por objetivo a totalidade das coisas ( toda a realidade, o "todo") e nisto tem contatos com a ciências ( com a qual período se identifica) além disso, tem como escopo a pura "Contemplação da verdade", ou seja o conhecimento enquanto tal, e nisto se diferencia das partes que têm intuito comprovantemente pratico.
 
É o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. 
 
Ao abordar esses problemas, a filosofia se distingue da mitologia e da religião por sua ênfase em argumentos racionais; por outro lado, diferencia-se das pesquisas científicas por geralmente não recorrer a procedimentos empíricos em suas investigações. Entre seus métodos, estão a argumentação lógico, a  análise conceptual, as experiencias de pensamento e outros métodos priori.
 
A contemplação da verdade ( Que a aspiração natural do homem) é vista como fundamento da moral e também da vida no seu mais alto sentido e os filósofos consideram o momento supremo da vida do homem fonte da verdade felicidade.
 
A filosofia, portanto propõe-se como objetivo a totalidade da realidade e do ser e como veremos alçam-se, a totalidade da realidade e do ser precisamente descobrindo a natureza do primeiro "principio" isto é, o primeiro"Por que" da historia.

 

 

Video Aula: