O que é imperialismo?

30/04/2013 00:00

Hector Bruit

"Este período (1870-1914) ficou conhecido como imperialista e as causas desta expansão foram diversas. No entanto, todas se relacionam com o desenvolvimento do capitalismo industrial no países imperialistas.

Efetivamente, o desenvolvimento capitalistadeste paises, unido a um crecimento demografico que se processava desde o século XVIII, significou uma transformação acelerada na estrutura ecônomica e nos hábitos sociais deste país. O desenvolvimento industrial ampliou a demanda de matérias-primas, muitas das quais se produziam em condições mais vantajosas fora da Europa e Estados Unidos, e ao meso tempo, o aumento na produção de artigos industriais ia ampliando a necessidade de mercados exteriores que consumissem os excedentes. Por outro lado, o crecimento das populações urbanas fez aumentar a demand de alimetos, cuja produção na Europa havia diminuído pelo êxodo rural ou simplismente porque se tornara mais barto comprá-la em mercados externos"

'(...) Talvez mais doque a busca de matérias- primas, os Estados imperialistas buscavam mercadoria cosumidr e, sobretudo, mercadode investimento. Particulrmte depois que a I Guerra Depressaõ (1873-1896) icou marcada pela qa da tax de juros, os capiais em excesso começaram a ser investidos fora da Europa. Os setes mais procurados foram as indústias extrativas, as comunicaçõe e os transportes, fornecimento de energia elétrica e a distribuição d matérias primas. De importânca capital foram também os empréstimos públicos a governos ou municípios, o que permitia estender o controle político.(...)