Imperialismo (XIV-XV)

30/04/2013 00:45

A revolução industrial resultou o imperialismo por a Europa ser um continente pequeno, que esgotou a sua matéria prima, e com a exploração do continente Asiatico e principalmente o continente Africano.

Na asia a exploração constituiu em uma forma mais moderna usando na india. O protestamento Ingles, essa ação demonstrava como um auxilio, mais liberdade tomando o poder e permitindo a cultura.

Já na Africa exploraram a força sem fazer acordo ocupando principalmente as regiões norte por ser perto da Europa e India a região do centro do continente Africano não foi muitopreferido por ser uma região deserta.

O neocolonialismo era a mesma coisa basicamente que o imperialismo masa exploração era colonizada as terras para ter também um mercado consumidor assim causando uma dependencia financeira do local explorado.

Na china a situação foi diferente, foi mais complicado pela china  ser um pais fechado relações não foi muito pacifa resultou a guerra do ópio tendo a Inglaterra como vendedora por ser superior no quesito de armas de fogo.

O imperialismo teve suas conequencias, as potencias Europeias começaram a disputar as terras africanas que foi o motivo principal " oCompartilhamentode territoros pelas potencias europeias.